sábado, 13 de julho de 2013

a dificuldade das palavras para com os grandes

para quem está habituado a ter que lidar com as letras e as palavras, muitas vezes encontra-se perante um dilema. a página em branco. como começar, por onde começar, que detalhe abordar. acontece a escritores, jornalistas, letristas. e, pelo que me dizem os mais velhos nestas andanças, é muito comum, não sendo um exclusivo dos menos experientes.

falar sobre quem é grande, tem um enorme percurso, um cv invejável, marcou a história de alguém ou de um país, é um desses momentos em que essa dificuldade se adensa, não conseguindo escolher um único ângulo de abordagem.

falar sobre o igor - meu irmão - é um desses casos. sim, não é reconhecido a uma larga escala, mas torna-se - facilmente -, um ídolo e um exemplo para quem o conhece. de fácil trato e com uma educação sublime, não se torna complicado aproximar-se dele. quem conhece a história e as batalhas de uma guerra interminável, jamais se quer livrar dele.

falar sobre tudo o que já passou remeter-me-ia para um testamento, para o qual não tenho tempo e não acho útil relembrar, neste momento.

apetece-me falar apenas da coragem, determinação, capacidade de luta e de encaixe. apetece-me falar da resistência e do encanto. sim, há lágrimas. medos. tremores. não faltam as dúvidas e as inquietudes constantes. mas há sempre um sorriso e um conforto para quem com ele sofre e luta lado a lado.

e sim, pode haver miocárdios insuficientes, tumores chatos e rins lesionados, mas nós teremos sempre o sorriso do igor, a força indestrutível de um "incrível hulk" - acho que não vais gostar desta comparação -, e a coragem de um super-homem que ele é, efectivamente.

uma das maiores graças que deus me concedeu - e julgo que à maior parte dos que o conhecem - foi que se tivesse cruzado nas nossas vidas com o seu exemplo.

ontem, fizeste 28 anos, já viveste como se tivesses 82, mas precisamos de ti por muitos e muitos mais. e é isso que vai acontecer, certamente.  apesar dos miocárdios insuficientes, tumores chatos e rins lesionados. pois há um igor superior, que sabe como lutar por ele. e por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário